Até abril de 1981, o abastecimento de água em Carmópolis de Minas era precário, atingindo apenas as casas das ruas centrais. Não havia água tratada, pois a água vinha através de cano de ferro das Minas do Morro do Tanque e era distribuída à população sem nenhum tratamento.
Havia também cisternas e chafarizes públicos nos bairros onde não havia água encanada e as donas de casa carregavam as latas de água na cabeça, para uso em suas residências. Era cobrada pela prefeitura uma taxa mínima pela água distribuída, mas muitos não pagavam e a prefeitura não tinha como melhorar o sistema.
No ano de 1979, na administração do ex-prefeito Sr. José Amaral foi iniciada a construção do novo sistema de água, em parceria com a fundação SESP, hoje Fundação Nacional de Saúde, e em 20 de Outubro de 1980, foi criado o SAAE pela lei 946-A, para administrar o novo sistema. O sistema entrou em funcionamento em 9 de maio de 1981, já distribuindo água fluoretada a 80% da população. E nestes anos ampliamos o sistema de água e esgoto e estamos levando água tratada a toda população da cidade e diversos povoados e também é feita a coleta e tratamento de esgoto melhorando as condições de vida da população.
Em 5 de Setembro de 2006, pela Lei n°. 1815 e por estar assumindo a coleta e destinação final de resíduos sólidos, o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto passou a denominar-se SESAM - Serviço de Saneamento Ambiental Municipal.
Confira algumas imagens da ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA em 1981, ínicio das atividades aconteceu no mesmo ano.